PPGTUR-Mestrado

O turismo se caracteriza como uma atividade de progressivo interesse, não apenas pela relevante potencialidade econômica, mas, sobretudo pela capacidade de transformação da sociedade contemporânea, a partir das suas ações e interações nas esferas social, ambiental, cultural e política nas localidades onde a referida atividade se estabelece. Tal capacidade transformadora incentiva o pleito por conhecimento sobre o turismo, não apenas pelos cientistas e estudiosos, mas também pelos governantes, gestores locais, empresários, indivíduos e comunidades, cabendo às instituições de ensino e investigação atender esta demanda por conhecimento. 

A criação do Programa de Pós-graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense – PPGTUR-UFF objetiva suprir relevante demanda na busca pelo conhecimento sobre o turismo, ampliando a formação e qualificação dos profissionais que atuam na área do turismo, seja na pesquisa e docência, seja na capacitação de profissionais para exercício de funções estratégicas em organizações públicas e privadas, principalmente no estado do Rio de Janeiro, onde está sediada a UFF. 

Criada em 1961, a Universidade Federal Fluminense caracteriza-se como uma das maiores instituições federais de ensino superior do Brasil. Dentre as universidades federais, a UFF é a que tem maior entrada de alunos de graduação do país, totalizando 52.936 alunos matriculados em 2014 

Sediada em Niterói, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, a UFF é formada atualmente por 34 unidades de ensino, distribuídas em 16 institutos, 12 faculdades e seis escolas, além de contar com um colégio de aplicação e quatro polos universitários (Polo Universitário de Campos dos Goitacazes, Polo Universitário de Nova Friburgo, Polo Universitário de Volta Redonda e Polo Universitário de Rio das Ostras), e com unidades isoladas nos municípios de Angra dos Reis, Macaé, Santo Antônio de Pádua e Itaperuna e a unidade avançada de pesquisa e de ações extensionistas no município dOriximiná, no Estado do Pará. 

A UFF possui, em maio de 2015, 79 Programas de Pós-Graduação recomendados pela CAPES, contemplando todas as áreas do conhecimento. Destes Programas, 39 possuem ambos os níveis de curso: Mestrado e Doutorado; 20 possuem somente curso de Mestrado Acadêmico; 17 possuem apenas curso de Mestrado Profissional; e 3 Programas possuem somente o nível de curso Doutorado.  

A ampliação do número de bolsas de pós-graduação stricto sensu entre 2006 e 2013 também merece destaque, tendo a UFF oferecido em 2013, para mestrado e doutorado 1.816 bolsas originárias de agências de fomento à pesquisa, como a CAPES, CNPq e FAPERJ, um aumento de 203%, comparado ao ano de 2006, quando foram disponibilizadas apenas 599 bolsas para alunos do stricto sensu. Estes dados demonstram o comprometimento institucional na criação de novos cursos de mestrado e doutorado, visando fomentar a pesquisa e contribuir tanto para a criação como para a disseminação do conhecimento. 

A atuação da UFF no contexto regional é bastante significativa. Observando as ações da Universidade Federal Fluminense relativas ao ensino, pesquisa e extensão, percebe-se a plena identificação desta instituição com a cidade de Niterói, com a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e com o interior fluminense. Muitas destas ações ultrapassam as fronteiras do estado do Rio de Janeiro, alcançando toda a Região Sudeste e outras regiões brasileiras, como é o caso do município de Oriximiná-PA, onde a UFF possui um campus avançado (Unidade Avançada José Veríssimo). 

Centenas de projetos de pesquisa e extensão estão sendo executados pela UFF no Estado do Rio de Janeiro. Muitos destes projetos estão sendo realizados por grupos de pesquisa do Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (CNPq), certificados pela UFF e liderados por docentes do Departamento de Turismo que participam do Programa de Pós-Graduação em Turismo – PPGTUR-UFF. 

O Programa de Pós-graduação em Turismo PPGTUR-UFF, é composto por um corpo docente com formação diversificada (Turismo, Administração, Economia, Geografia, História, Arquitetura, Ciências Sociais, Museologia, Engenharia, etc.), caracterizando-se como uma equipe multidisciplinar, em conformidade às características da área de turismo. A equipe de docentes e pesquisadores com suas distintas formações atuam no desenvolvimento de projetos e pesquisas, assim como em atividades profissionais na área do turismo, focando principalmente o estado do Rio de Janeiro e a Região Sudeste. 

A excelência do corpo docente que integra o Programa e o alto nível da infraestrutura e das instalações que são ofertadas no Curso de  Mestrado em Turismo, propiciará com que o PPGTUR-UFF se consolide como referência em pesquisa e ensino de pós-graduação em turismo no Brasil.  

 

Para saber mais: www.ppgtur.uff.br 

Skip to content