Turismo Cinematográfico

Coordenação: Professor Ari da Silva Fonseca

Contato: arifonseca@id.uff.br 

O presente projeto tem como finalidade realizar roteiros turísticos e pedagógicos em localidades que foram locações de filmes nacionais e estrangeiros, na cidade do Rio de Janeiro. A região conhecida como Cinelândia, será identificada como um espaço de memória e de relevantes patrimônios culturais construídos com a funcionalidade de abrigar salas de cinema. Assim, o projeto ainda visa contextualizar o período histórico, que compreende o final do século XIX e as três primeiras décadas do século XX, época do planejamento da Cinelândia, período este que também coincide com o surgimento e expansão do cinema como arte. Para tanto, serão levantadas as produções cinematográficas que utilizaram a Praça Floriano e seu entorno como locação, bem como outras regiões famosas do Rio de Janeiro, tais como: Copacabana, Pão de Açúcar, Morro do Corcovado e Cristo, dentre outras localidades, com intenção de compor novos roteiros de turismo cinematográfico. Portanto, a presente proposta será concretizada com a realização dos roteiros turísticos e pedagógicos (visitas guiadas e mediadas), buscando atender a comunidade, turistas, estudantes e demais interessados em conhecer a história do Rio de Janeiro por meio do cinema.

Objetivos:

O objetivo geral do presente projeto é realizar roteiros turísticos e pedagógicos em localidades que foram locações de filmes nacionais e estrangeiros, na cidade do Rio de Janeiro, tendo como mote a região da Cinelândia, planejada num passado com a funcionalidade de abrigar salas de cinema e que hoje tem apenas um cinema de rua em funcionamento. Diante disso, as visitas guiadas e mediadas terão a função de trabalhar a história dessa região do Rio de Janeiro com base no legado cultural existente e passível de leitura com base no patrimônio edificado e nos filmes que registraram imagens de diferentes períodos da localidade.  

Os objetivos específicos são: contextualizar o período histórico, que compreende o final do século XIX e as três primeiras décadas do século XX, época do planejamento da Cinelândia, período este que também coincide com o surgimento e expansão do cinema como arte; Levantar e apresentar as produções cinematográficas que utilizaram a Praça Floriano e seu entorno como locação; desenvolver outros roteiros com base em regiões famosas do Rio de Janeiro, tais como: Copacabana, Pão de Açúcar, Morro do Corcovado; promover e divulgar o turismo cinematográfico, sendo este uma segmentação relevante do turismo cultural.

 

Descrição de atividades/observações:

– Levantamento teórico acerca dos aspectos históricos e turísticos dos locais visitados; levantamento das produções cinematográficas com a região da Cinelândia e proximidades como locações.

– Formação de mediadores para as visitas.

– Elaboração de página no Facebook para divulgação e agendamento de visitas.

– Execução das visitas e avaliação do processo com os participantes.

– Avaliação final com os alunos do projeto.

Skip to content