Turismo Social

Coordenação: Professor Bernardo Cheibub

Contato: turismosocialuff@gmail.com

  O projeto Turismo Social UFF oferece excursões e atividades de lazer a baixo custo ou gratuitas para a sua comunidade acadêmica, incluindo, nas visitações, atrativos famosos de cidades como: Niterói, Rio de Janeiro, Petrópolis, Penedo, Cabo Frio, entre outras.

  O projeto, inserido no grupo de pesquisa e intervenções MobLaTus (Mobilidades, Lazer e Turismo Social), serve como campo de reflexões e publicações para alunos de graduação e do mestrado, onde, a partir do seu exemplo, são investigadas desde a dimensão política do turismo social até suas práticas operativas: a comunicação/divulgação, a escolha do roteiro, o processo seletivo para definir quais beneficiados possuem um distanciamento maior em relação à experiência turística, o contato com a comunidade e com os atrativos turísticos das localidades visitadas etc.

 Possui convênio com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Subsecretaria de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Cidade do Rio, que realiza um trabalho de assistência aos jovens que se encontram em situação de risco social.

Turismo Social:

 “Questões econômicas, sociais, espaciais, políticas, culturais e físicas constituem algumas das barreiras que restringem a fruição do turismo enquanto possibilidade de lazer para as pessoas de um modo geral. O turismo social surge como uma proposta de democratizar a experiência turística, possibilitando seu acesso a indivíduos ou grupos com alguma limitação ou dificuldade (Cheibub, 2014, p.17)”.

 Objetivos:

 • Oferecer excursões, mediadas pelos próprios alunos ou outros profissionais, aos membros da comunidade acadêmica da UFF, por meio de interações com um ambiente diferente do seu habitual;   

• Estimular a integração e a socialização da comunidade acadêmica da UFF, gerando bem-estar e qualidade de vida por meio de atividades que objetivem a descontração, a aprendizagem e a contemplação;

• Ser um projeto de referência na área de turismo social em âmbito acadêmico, estimulando a geração de políticas públicas de turismo, tornando a atividade turística uma possibilidade de lazer. Assim, contemplará mais pessoas que possuam limitações econômicas, sociais, espaciais, políticas, culturais e físicas na fruição do turismo.

 

Para Maiores Informações:

 Site:  http://turismosocialuff.wix.com/turismosocialuff

 Página do facebook:  https://www.facebook.com/ProjetoTurismoSocialUFF/

Skip to content