História

O Departamento de Turismo foi estruturado em 2004, um ano depois da formação da primeira turma do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal Fluminense. O curso foi um dos pioneiros entre as universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Criado no âmbito da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, foi gerido em seu primeiro ano de funcionamento pelo Departamento de Contabilidade.

No ano de 2006 foram realizados os primeiros concursos públicos para professores efetivos do Departamento, com carga horária de 40 horas semanais e dedicação exclusiva. Pouco mais tarde foram estruturados o Colegiado e a Coordenação do Curso de Turismo, a qual vinha sendo acumulada pelo chefe do Departamento. Criou-se ainda o Curso Superior de Empreendedorismo & Inovação, integrando o sistema Universidade Aberta do Brasil, sob a coordenação da Professora Esther Luck.

A dinâmica de crescimento do Curso de Turismo, incluindo a sua oferta também no município de Quissamã, em parceria com a prefeitura local, levou à criação de um departamento próprio na agora Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. O primeiro chefe do Departamento de Turismo foi o Professor Alberto dos Santos Lima Filho. Com a sua aposentadoria, em maio de 2005, a chefia do Departamento foi assumida pelo Professor Eduardo Antônio Pacheco Vilela, que esteve à frente do cargo até o final de 2009, por indicação do Departamento e nomeação do Reitor. Sucederam a gestão do Prof. Vilela os professores Marcello de Barros Tomé Machado (que em 2007 havia sido nomeado sub-chefe) e Carlos Alberto Lidízia Soares, eleitos no final de 2009 respectivamente para os cargos de chefe e sub-chefe de Departamento.

A coordenação do Curso de Turismo em caráter pró-tempore, nomeada pelo Reitor, ficou a cargo dos Professores Aguinaldo César Fratucci e Guilherme Guimarães (vice-coordenador). Em 2010, foram eleitas para a coordenação as professoras Fábia Trentin e Valéria Guimarães (vice-coordenadora), que permaneceram no cargo naquele ano e afastaram-se para a produção de suas teses de doutoramento. Em novo pleito para a coordenação, foram eleitos os professores Rodrigo Tadini e Renato Medeiros.

Atualmente, a direção da FTH está a cargo do Prof. Marcello Barros Tomé Machado, tendo como Vice-diretor o Prof. Osíris Ricardo Bezerra Marques. À frente do Departamento de Turismo estão os professores Telma Lasmar Gonçalves e Fabia Trentin, Chefe e Sub-chefe de Departamento, respectivamente.

Atualmente a coordenação do curso de turismo está sob supervisão do professor Carlos Lidizia Soares.

Em 2010 entrou em funcionamento o primeiro curso de pós-graduação do Departamento de Turismo: o MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos, que incluia a realização de um módulo internacional na Europa. Atualmente a faculdade oferece o MBA em Gestão de Serviços, com ênfase em Turismo, Hotelaria e Eventos. O curso tem como coordenadores os professores Carlos Alberto Lidízia Soares e Eduardo Antônio Pacheco Vilela.

Em outubro de 2010, preocupado em atender a uma crescente demanda no estado do Rio de Janeiro e, em conformidade com o projeto de expansão das universidades públicas brasileiras, o Departamento criou o seu segundo curso de graduação, aprovado pelo Conselho Universitário: o Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria. Os trabalhos de preparação do curso foram dirigidos pela Professora Ana Paula Spolon, que também foi a sua primeira coordenadora. O curso foi reconhecido oficialmente pelo MEC em junho de 2013. Atualmente o Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria é coordenado pelos Professores Lúcia Oliveira da Silveira Santos e Lélio Galdino Rosa, Coordenadora e Vice-coordenador, respectivamente.

Como mais recente conquista, em 2015 foi inaugurado o Mestrado em Turismo, sob a coordenação do Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci e da Profª Drª Karla Estelita Godoy.

Em sua breve trajetória, muitos foram os frutos colhidos pela Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, dentre os quais citamos: o reconhecimento oficial do Curso de Turismo pelo Ministério da Educação em fevereiro de 2007; a reformulação da dinâmica curricular, num processo participativo envolvendo todos os professores e representantes discentes; os excelentes resultados obtidos pelos alunos no Exame Nacional de Desempenho (ENADE); a sólida atuação do Departamento de Turismo em projetos de pesquisa e de extensão, no país e no exterior; a criação de diversas parcerias com instituições públicas e privadas de reconhecida importância; a conquista pelos nossos docentes e discentes de muitos prêmios e homenagens por iniciativa de respeitáveis instituições da sociedade; o destaque de muitos de nossos egressos nos programas de pós-graduação e no mercado de trabalho, no Brasil e no exterior; o sucesso do processo de internacionalização da Faculdade, em diálogo permanente com as melhores universidades do mundo e a conquista de um corpo docente formado por 32 professores (mestres, doutores e pós-doutores com reconhecida qualificação e experiência) e de um universo de mais de 600 alunos regularmente matriculados.